Globalização... uma palavras bonita, que para mim significa o mesmo que Aldeia global!
Pergunto-me o que estamos a fazer a este nosso mundo!
Se para alguns isto é um aspecto positivo de transformação e aproximação de todos os continentes, e não nego, que em algumas coisas até o seja positivo, todavia entendo que está a ser levando a proporções descabidas!
É em prol de um mundo mais unido e igual, que estamos progressivamente a perder a nossa Identidade.
As nossas culturas e costumes típicos que nos individualizam e caracterizam, e que fazem de nossos Países locais únicos, são já uma realidade que daqui a não muito tempo, constará do programa Canal História!
Isto, obviamente incomoda-me profundamente. Saber que as tradições dos povos estão a desaparecer, para emergir numa só cultura global, sem graça e sem cor, onde é tudo cada vez mais plástico!
Que graça tem um mundo sem diversidade?
Vou materializar isto que acabo de dizer, através de 2 exemplos, o novo acordo ortográfico da língua Portuguesa, que foi recentemente aprovado, é um deles!
Segundo ouvi, estas mudanças são para facilitar a compreensão e aproximação, entre os países de língua Portuguesa, o que faz-me alguma confusão, porque é por alguma motivo que a nossa língua se chama português e parece-me lógico, que se chama assim, porque este pequeno País se chama Portugal!
Agora vêm alguns quantos "especialistas" dizer que é melhor escrever ação em vez de acção, ou fato em vez de facto.
Se é para fazer um acordo ortográfico, devia ser baseado no que é falar e escrever bem português, não passar a "abrasileirar" a língua de Camões e Fernando Pessoa, que neste momento devem estar a dar voltas nos túmulos!!!
E é assim, que se esta a matar esta mui nobre língua, e tudo por um bem maior: GLOBALIZAÇÃO!
Mas isto não se passa só em Portugal, porque o próximo exemplo que vos quero referir é o concurso da eurovisão.
vamos a explorar a essência da palavra, porque as palavras existem para alguma coisa, ora bem, eurovisao, deveria querer significar, que se trata de um concurso onde os varios países da Europa, juntam-se a fim de concorrerem com musicas que identifiquem os seus próprios Países, que dêem a conhecer as suas próprias línguas, que é a característica mais marcante da identidade de um País, e dessa forma, mostrar um pouco da sua cultura.
Porém é novamente em prol de um mundo mais próximo, que para minha tristeza, vejo ganhar o cantor russo, Dima Bilan, com o tema "Believe", escrito pelo americano Timbaland.
O que me irritou, e não foi só o caso da Rússia, como de outros Países da Europa, terem cantado em Inglês. Este concurso, que até acho uma iniciativa cultural muito boa de "intercâmbio" entre os Países da Europa, tem progressivamente perdido a seu significado!!
Para mim, e a minha opinião vale o que vale, cada País deveria se apresentar na sua própria língua e de preferência, que os concorrentes fossem nacionais desses Países, ao contrario da cantora que representou a Grécia, e que por muito pouco não ganhou, além de ter cantado em inglês...é Americana, presumo que tenha uma dupla nacionalidade, visto que os pais, esses sim são gregos!
Vou-me ficar por este 2 simples exemplos, existem muitos mais onde este fenómeno de aldeia global ou corre"c"tamente falando, Globalização tem tido consequências mais graves, como a abertura das fronteiras europeias aos mercados mundiais...
Enfim, isto deprime-me!
Até qualquer dia!
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário