domingo, 11 de maio de 2008

O lado Selvagem " into the wild"


Tenho que partilhar com vocês um livro que acabei de ler, chama-se "O lado selvagem" de Jon Krakauer.
Um livro brilhante, que comoveu-me e prendeu-me ate à ultima folha. Um livro, que levou-me a estados de espírito controversos, que fez-me pensar na minha vida, na forma como a estou a viver, na sociedade que fazemos parte. Um aglomerado de folhas, que fez-me sonhar, que deu-me vontade de largar tudo e desaparecer por uns tempos.
Arrisco-me a dizer, que foi o livro que mais me marcou até hoje, o único que conseguiu sortir uma mudança na minha vida, na minha personalidade e mesmo na forma como me relaciono com as outras pessoas.
Não é um livro de auto-ajuda, nem uma historia criada do imaginário de Jon Kraukauer, é o relato do percurso de vida, ou melhor, da escolha de vida que Christopher McCandless fez. Que jovem absolutamente fanscinante, corajoso, extremamente inteligente, um visionario, que morreu cedo de mais.
Um jovem que abandona o mundo civilizado, depois de ter viajado sem destino pelo oeste americano, tenho como objectivo chegar ate ao Alasca, onde vive uma aventura que lhe retirará a vida. Mas que o preencherá como nenhuma outra.
Um espirito livre, que critica fortemente o consumismo, o conformismo, a aceitação do imediato, levada a cabo pela sociedade do mundo em que vivemos.
Ansia viver da forma simplificada ao extremo, sem complicações, nem invenções humanas e mundanas.
No tragico desfecho, Chis, chega a dolorosa conclusão, que " A felicidade só é real quando partilhada" todavia, já era tarde.
Deixo-vos uma das muitas frases deste livro, que marcou-me profundamente "Antes do Amor, do dinheiro, da fé, da fama, da lealdade...dá-me a verdade"

Para finalizar esta minha entrada, saliento, que saiu recentemente no cinema o filme "Into The Wild", baseado nesta obra, e na vida de Chistopher McCandless. Produzido por Sean Penn, tendo Emile Hirsh, como personagem principal.

Deixo-vos o trailer:


Sem comentários: