segunda-feira, 7 de abril de 2008

Mudanças


Existem coisas que nos fazem de facto pensar, ainda a dias andava eléctrica por ser Natal e agora já regressei das férias da Pascoa!! O tempo passa com uma velocidade que nem damos por ele.
Neste momento, já só consigo pensar na queima, que é já para o mês que vem! É uma semana pela qual, a maior parte da massa estudantil espera o ano todo!
Todavia, esta será uma semana especial para mim e para os meus colegas de faculdade, com os quais fui caloira e com os quais, vou cartolar!!!
Acho que ainda nem cai em mim que vou acabar o curso este ano...espero pelo menos, já vi as coisas mais favoráveis!!!!!! Nem das consequências que daí advem!
Passaram 4 anos, e no entanto, continuo a ter ainda muito presente a lembrança de andar preocupada com a média, e com exames nacionais para entrar na faculdade! Do entusiasmo que esta nova etapa me provocava e do "terror" que sentia pelo desconhecido que me esperava!
Entrar na faculdade, foi um passo gigantesco que dei na minha auto construção, que contribuiu acima de tudo para crescer enquanto pessoa e afirmar da minha autonomia.
Foi uma época complicada para alguém, como eu, que não gosta de mudanças, e que tem um pouco de medo de arriscar, talvez porque o desconhecido assusta-me muito. Mas foi também uma época em que me vi obrigada a testar as minhas capacidades e em que pus as minhas limitações a prova!
Não mudei de País, mas atravessei um bocadinho do Atlântico!
Muitas vezes durante estes anos, tive de facto a sensação que tinha emigrado, não estou com isto a dizer que o Porto seja melhor ou pior que a Madeira, nem me interessa entra por esta questão. Quero apenas com isto dizer que as diferenças entre "o meu mundo" e esta nova realidade eram tantas que mais parecíamos de países diferentes!
As diferenças culturais, sociais e até linguísticas, foram das coisas mais interessantes que me deparei! E comparar as realidades de uma e outra localidade passou a ser um divertimento tanto para mim, como para os meus amigos "continentais" aos quais acabei "ensinando" expressões e costumes típicos madeirenses e vice-versa, num género de "intercâmbio social"!!!
Porém, talvez a mudança mais importante para mim nesta fase, foi, e passo a expressão, o "corte do cordão umbilical" . "
Saí de casa dos meus pais, passei a viver sozinha num apartamento, a ter que cuidar da minha casa e tudo o que isso implicava ( como ter k cozinhar, se queria comer, ter que fazer limpezas, fazer compras de super mercado, pagar contas etc). Aprender a gerir o meu dinheiro e a fazê-lo render. Todavia, contei com uma preciosa ajuda, a da minha irmã, que já cá estava e com a qual divido não só a casa, como também tudo o resto! Ela acabou trilhando o caminho para eu passar, o que facilitou muito a minha adaptação!
Passados 4 anos, chego a conclusão, que os meus receios sobre esta nova etapa eram infundáveis, e que foi das melhores coisas que me podia ter acontecido.
Apercebi-me que sou mais forte e autónoma do que pensava, que o desconhecido não é assim tão mau, e que acima de tudo vale sempre a pena arriscar!
As saudades dos pais, que são os meus alicerces, da família que teve sempre presente me apoiando, dos amigos de uma vida, que sao insubstituíveis, e da terra que me viu nascer e crescer, que adoro e nutro um orgulho enorme, essas continuam e vão continuar sempre. E é por estas que tenho sempre vontade de regressar!

Sem comentários: