sábado, 19 de abril de 2008

"Politicamente correcto e a arte do eufemismo "

" O politicamente correcto visa erradicar expressões pejorativas, discriminatórias, sexistas e racistas do discurso do quotidiano. O objectivo é adoptar um discurso único, consensual, que não fira a susceptibilidade de ninguém levando ao desaparecimento de conflitos sociais. Para tal, usa de forma criativa o eufemismo.
O problema é que o politicamente correcto cria terminologias artificiais e ridículas que, com o uso, adquirem elas mesmas uma conotação negativa, actua como camuflagem em relação aos problemas de discriminação e intolerância, que permanecem, em vez de combater as suas causas.
Censura-se a linguagem, limita-se a liberdade de expressão, mas não se muda o que necessita ser mudado: a mentalidade. Trata-se simplesmente de exercício de cosmética linguística"

Adorei este texto que li num blog, onde discutia-se a essência do significado de ser politicamente correcto.
Eu pessoalmente nunca me considerei uma pessoa muito politicamente correcta, porque entendo que este comportamento implica que as pessoas se comportem e pensem de acordo com as "regras" impostas por uma sociedade, por uma ideologia dominante, que por vezes a meu ver acaba sendo sufocante!
Ser politicamente Correcto, no meu modesto entendimento, significa uma pessoa que usa o eufemismo para dizer as mesmas coisas, que os politicamente incorrectos, só que de uma forma diferente!
Mas isto inquieta-me porque vejamos, não sou racista, considero o mundo bem mais interessante quanto mais colorido e diversificado for, então porque não chamar as coisas pelos nomes, se eu sou de pele branca, considero-me branca, mas para o politicamente correcto deveria me denominar de caucasiana. Mas nunca me fez impressão que me chamassem de branca, se é de facto a minha cor de pele! então porque cresci ouvindo, não se diz preto, é negro que se utiliza para denominar uma pessoa de cor escura.
Para mim a essência da questão não está no termo que se usa para denominar determinada coisa, mas sim na entoação que se dá a palavras quando a dizemos.
Então em vez de mudarmos palavras tornando-as mais politicamente correctas, porque não tentamos mudar de mentalidade?! Isso sim seria a meu ver, um passo definitivamente correcto!

Sem comentários: