segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Inês Pedrosa - "Fazes-me Falta"


Tenho uma nova sugestão literária para vocês. Acabei de ler à pouco tempo, o livro Fazes-me Falta de Inês Pedrosa.
Desta vez, não vos vou descrever o livro, nem tentar explicar o porquê de este ser para mim, uma obra prima.
Não quero influenciar a vossa opinião sobre este livro, por isso deixo-vos algumas passagens que marcaram-me profundamente:

" Há palavras assim, que se dizem como calmante. Palavras usadas em série para nos impedir de pensar. O que existia, existe, entre nós, é uma ciência do desaparecimento. Comecei a desaparecer no dia em que os meus olhos se afundaram nos teus. Agora que os teus olhos se fecharam sei que não voltarás a devolver-me os meus."

" Por que vivemos como se o tempo nos pertencesse infinitamente, como se pudéssemos repetir tudo de novo, como se pudéssemos alguma coisa? "

" A tua alegria era um vírus incurável. Chamava-te Sininho porque, como a fada de Peter Pan, refilavas muito e espalhavas pó de ouro em tudo o que tocava."

" Preciso abraçar aquelas que um dia souberam ser amados por mim, todos os que se deixaram imaginar pelo precipício, criaturas fugitivas que me alongaram a sombra ao partir."

" Tanto que aspirei à transcendência - para quê, se nem a memoria da minha voz posso encostar ao ouvido daqueles que amei? "

" Há cem milhões de estrelas, só na nossa galaxia. E em todas elas o teu olhar existe, cintilação fria da mentira de mim. Quem sou eu, neste inferno deslumbrante preenchido pelo negro da tua ausência? "

" Não importa o que se ama. Importa a matéria desse amor. As sucessivas camadas de vida que se atiram para dentro desse amor. As palavras são só um princípio - nem sequer o princípio. Porque no amor os princípios, os meios, os fins sao apenas fragmentos de uma historia que continua para lá dela, antes e depois do sangue breve de uma vida. tudo serve a essa obesessão de verdade a que chamamos amor. O sujo, a luz, o áspero, o macio, a falha, a persistência. "

Recomento vivamente!
Até breve!





1 comentário:

Anónimo disse...

Connect1on, ainda não li, mas já ouvi falar muito deste livro. curiosamente as opiniões divergem, algumas pessoa que falei, não gostaram e outras, como parece ser o teu caso, adoraram!
estou cada vez mais interessada em lê-lo, será a minha próxima compra.
Depois passo pelo teu blog, para deixar a minha opinião!
Obrigada pela sugestão!