sábado, 3 de janeiro de 2009

Sexta-feira Negra

Existem dias, em que me pergunto: " Mas porque raio levantei-me da cama?!?!?!"
São daqueles em que tudo começa a correr lindamente desde o segundo em que coloco o pezinho fora da cama até que me deito e rezo a todos os santos que me lembro, por uma amnésia parcial que retroceda 24 horas no meu armazém de lembranças!
Esclarecendo o percalço que fez o meu ano de 2009 começar em grande, foi ter ficado sem agua em casa.
À primeira vista, pode parecer um probleminha de pouca importância, que com alguma paciência resolve-se. E seria de facto, apesar de ser aborrecido não ter água para tomar banho, ou ter as sanitas forçosamente em estado de "manutenção", uma pessoa sobrevive!
Porém, esta falta de água, torna-se uma calamidade quando tens programado receber em casa para jantar 50 pessoas!!!!!!!!!
A coisa começou as 9 da manha...(bem cedinho que é bem cedo que esses dias começam a correr mal). Fui acordada de forma carinhosa pelo senhor meu pai a anunciar a chegada do salvador da pátria (mais conhecido nos dias comuns por canalizador).
Depois de procurar a solução para a secura das torneiras, chegou a conclusão que o tanque de 500 litros estava vazio e que o problema não tinha a ver com a canalização da casa, que o mais certo era algum cano que fornece água para a casa ter rebentado!
Continuando sem solução, chamamos os trolhas da junta de freguesia. Chega não chega deu meio dia, as 13h ainda não tinha descoberto o problema e ausentaram-se para almoçar!!! sim! porque os senhores trolhas tem direito a comer! (nos continuávamos sem agua, e com o jantar ainda por fazer...já referi que era 50 pessoas não já?!)
Começamos com os preparativos para a festa, mas primeiro tivemos de ir comprar bidões de agua para cozinhar, finalizar as sobremesas, confeccionar uma variedades de pratos que dava para alimentar dezenas de seres esfomeados em África...etc etc etc
Enquanto isto os tachos começavam a tapar pela janela da cozinha no lava-louça. Já quase sem panelas disponíveis, decidimos, fazer como antigamente.
Colocamos toda a louça numa bacia transportamos ás costas (pronto...não exageremos... foi de carro) até casa da minha avó para as lavar!
E assim se foi passando o dia. A cozinha a pegar lume, com as torneiras secas, MAS com a promessa! A promessa! dos senhores trolhas (que suspeito que estivessem a brincar comigo e a se fazerem passar por políticos de respeito) que a água ia voltar...daí a... 2 horas, não se calhar ia demorar mais 1 hora...e no final o liquido precioso só voltou as 20h quando já grande parte das pessoas cá estava!
Foi um momento emocionante! só de relembrar sinto as lágrimas chegar aos olhos!
O senhor meu pai entrou na sala e solenemente anunciou " Já há agua"!
Fez-se silencio. Sendo seguido por uma ovação de palmas, exclamações de alivio e alegria, género quando um avião aterra em segurança no aeroporto da Madeira...foi mesmo um momento bonito de se ver!
Pronto já estava tudo bem! Podia finalmente relaxar!
Depois de já ter jantado, estava confortavelmente sentada a espera das sobremesas, conversando tranquilamente com os meus excelentíssimos convidados, dei por falta do meu telemóvel, e decidi ir em busca do "objecto falante" desaparecido.
Ao entrar no meu quarto ouvi água a cair...."estanho" pensei... quando abri a luz, tinha o chão todo alagado (por momento perdi a cabeça e arranquei uns quantos cabelos).
Os senhores trolhas, ao ligarem novamente a água, fizeram-no sem o cuidado que lhes é exigido pelo dinheiro publico que recebem do zé povinho, e ainda lhes rebentam a canalização! Sim! porque depois descobri, na minha busca desesperada por toalhas, que os azulejos da casa de banho também estava submergidos!
vejam bem a ironia disto, comecei o dia com falta de água, e no final uma inundação! Haja paciência!
Parece que o Belzebu andou entretido a infernizar a minha misera vidinha neste dia!

Sem comentários: