domingo, 27 de setembro de 2009

Legislativas 2009

Tenho por princípio, não discutir temas relacionados com política, muito menos no meu mundo paralelo, todavia, dizer apenas que gostei do resultado. Gostei mais ainda, por o actual governo não ter maioria absoluta!
Nunca apoiei maiorias. Para mim, e assumo que não falo com o conhecimento necessário, mas é evidente que maiorias conduzem a um risco de existir um autoritarismo consentido!
Como Madeirense, se existe alguma realidade que conheço bem, é precisamente as maiorias, e contrariamente ao que se diz, existe asfixia democrática na Madeira.
Isso é uma realidade inegável. E quem alguma vez lá viveu, sabe muito bem que é verdade.
As consecutivas maiorias absolutas do PSD à mais de 30 anos na Madeira, é uma das grandes, se não a principal causa, da referida asfixia democrática regional.
Sempre ouvi que um governante muito tempo no poder, torna-se autoritário.
É justamente isto que se passa na Madeira. E porquê? Porque tem sempre maioria absoluta.

Por isso PS no poder, sim, mas sem marioria. Este é um resultado que me deixa satisfeita.

8 comentários:

Cris disse...

Fico parvo sempre que ouço alguém dizer que foi bom o PS ter ganho... :o
Eu devo viver num mundo à parte.

Retalhos de sonhos disse...

Meu caro amigo,

Poderia dizer-te que parte de mim é socialista. Concordo com muitos dos ideais socialistas, nomeadamente, a ideologia de proteger a massa trabalhadora, de combater as desigualdades, da cautela em relação ao mercado e à livre concorrência. A principal preocupação do socialismo é promover uma distribuição equilibrada de bens e de serviços, tornando-os acessíveis a toda a população."
(Oh pah, tens de concordar que é bonitinho defender estes ideais utópicas...!!!)
Mas tal como tudo em mim, sou fortemente apologista de uma economia em que o estado tem um papel apenas regulador, ou seja muito pouco intervencionista, que privilegia a liberdade individual e a privatização. Um contra senso não?! mas a verdade, é que apoio os ideias socialistas em parte e noutra os sociais democratas.
Para mim é tão simples quanto isto: estas duas ideologias juntas era o ideal!
Dado que tenho de escolher ora entre uma, ora entre outra, digo-te sou uma vendida em relação a isto. Vario consoante a situação politica do País. Por isso não me afirmo como socialista, nem como social democrata.
Porque fiquei satisfeita com a vitória do PS? Porque o José Sócrates e no geral este partido socialista, manteve as bases de esquerda, mas em muitos pontos, foi muito de direita!
Mas principalmente porque apesar de admirar a Manuela Ferreira Leite, tanto como mulher como pelas suas capacidades economicistas, não a vejo com o perfil necessário para ser líder do governo.
Se ela não conseguiu unir um partido do qual é presidente, em que tens nomes como Luís Filipe Meneses e Alberto João Jardim (entre muitos outros) a declarar publicamente que não acreditam na líder para governar o País...leva-me a pensar que esta mulher é ideal para assumir uma pasta como finanças ou economia, mas nunca como líder de um governo!
Se não consegues governar o teu próprio rebanho, como vais conseguir comandar as outras ovelhas?!

Só para terminar, e para quem não ia discutir política este comentário já está estupidamente grande, são posições.
É óbvio que não partilhamos da mesma opinião!
Quanto a isso não tenho problema mesmo nenhum! Amigos como sempre!

Agora essa de dizeres que vives num mundo à parte é que não!
Vamos esclarecer uma coisa...tu vives no mundo real!
Quem vive num mundo à parte sou eu! vamos lá por os pontos nos is que eu não quero cá confusões!
É que da maneira que isto vai, daqui a nada tenho o Peter Pan, "olho vivo" a fazer-me concorrência! "bem bem"!

Até breve

S.S.

Anónimo disse...

P o Cris:

Caro Cristiano parece q afinal somos dois a viver no mundo à parte, tb eu n entendo como é q é possível ter havido tantos portugueses a votarem num homem, sim mts deles votaram sócrates e n ps - qt a votarem ps eu até entendo agora votarem sócrates ultrapassa a minha, possívelmente, pouca inteligencia.
Como é possível q s tenham esquecida da palhaçada q foi esta legislatura: um dia era engenheiro no outro já era técnico( as cadeiras feitas ao domingo n contam p terminar uma licenciatura) e no 3º dia fecha-se a Independente p n dar mais problemas nem s levantarem mais ondas. Depois vem a história do freeport, mm q n tenha recebido umas notas p alterar o local onde n s podia construir a verdade é q foi alterado pelo entao ministro do ambiente Sr. Técnico de Engenharia José Sócrates.

Isto só p falar de polémicas mas no que respeita a políticas foi a mma coisa:
- nas negociações com os professores foi sempre arrogante, e tava no direito dele s acreditava no q estava a defender, mas qd chegam as entrevistas de campanha vai dizer q errou com os professores e pedia desculpa. É isto q me enerva grrrrrrrrrrrrr...será q os portugueses s esquecem do q é importante tão facilmente?!!!!
- Da crise nem vale a pena referir, andou dois meses a dizer q Portugal n estava em crise qd na realidade já nos aproximavamos da recessão económica mas na campanha afinal ja todos os problemas foram culpa da marota q andou escondida e o nosso Primeiro - Ministro n a viu.

- N vou falar tema a tema mas pode sempre dizer-se q fez uma péssima escolha da equipa ( principalmente ministros)e teve q andar constantemente a apagar fogos dos competentíssimos ministros.

ah por falar em fogos o ano passado veio todo contente dizer q tinha sido excelente o plano de combate a incendios, este ano q aumentaram exponencialmente os incendios n veio dizer nada.

P a menina Sininho:

Vá mas é brincar com o Peter Pan e deixe-se de dar ideias ao Sócrates e à Manela...é q tar a aqui a defender q gosta dos dois ainda lhe dão ideias....de formar o bloco central n é cá outro tipo de ideias...Creeeeeedo:))

P já chega de política mas vou voltar p escrever sobre a madeira...sim n me esqueci q referiu uma tal de asfixia...eu volto...me agurade :))


Beeeeeeeeeeeeeeeijo************ da
( hoje vou mm pôr o meu nome, afinal é um comentário mt serio looool)

CATARINA

Anónimo disse...

Ah esqueci-me de deixar um beijinho p o Cris

Beijinhos Cris;) só faltava mm era seres do Benfica looooooooool


Catarina outra vez

Anónimo disse...

É inacreditável que tu como madeirenses jovem e activa, tenha uma tomada de posição destas.
Especialmente quando a juventude em Portugal foi durante 4 anos posta de lado pelo partido socialista.
Já para não falar no desespero que os jovens enfrentam com o desemprego, para o qual o Governo apregoa medidas de efeitos nulos.
Os jovens adiam a sua autonomia por ausência de incentivos à habitação, arrendamento ou mesmo de habitação própria.
Os Portugueses no momento do voto, esqueceram os problemas sociais que o nosso País se depara, as desigualdades cresceram nestes últimos anos exponencialmente fruto da ausência de uma política que premeia a injustiça social.
Existe qualquer coisa de muito errada neste País!
'Há qualquer coisa de errado neste País que depois de quatro anos de Sócrates ainda tem um resultado que lhe dá maioria relativa. O País endoidou.'

A. J. Jardim PSD Madeira

Lamento a derrota do PSD, acredito que a Manuela Ferreira Leite seria a escolha acertada para este País.
Ela fez o que estava ao seu alcance. É uma grande mulher que sabe de política e de estar na política com correcção.

Vânia Jesus

Tiago Almeida disse...

Ja vi que anda uma festa neste teu comentário Sandrinha! Agora é que não falas mesmo de política. Mas fazes mal. Gosto sempre de ouvir as tuas ideias, lá diferente são!

Também gostei do resultado.
O Sócrates teve a coragem de mexer no que estava mal e quieto. Se ele é mau, com a Ferreira Leite íamos de mal a pior.
Tenho ouvido muito que os portugueses tem memoria curta por terem depositado novamente a sua confiança no PS. Eu acho que existe aqui um erro colossal. Os portugueses tem é muito boa memória. Ninguém esqueceu o que aconteceu quando esta senhora esteve no poleiro, das medidas que tomou, da arrogância e prepotência com que disparou contra a função pública.
O PSD com esta candidata, teve aquilo que procurou: a derrota.
O PSD com esta Srª não chega a lado nenhum, uma campanha paupérrimo,sem ideias, muitas gafes, expirou em definitivo o seu prazo.

Pedro Passos Coelho teria sido a melhor aposta. Teria a vitória garantida, é o que vai acontecer mais tarde ou mais cedo.

O PSD só lá chega quando acabar com as lutas entre os "barões"! Venham os novos!
A JSD é solução para este partido!

Beijo Sininho ;P

Luís disse...

Já se fala de política neste blog...qualquer dia ainda vais falar de assuntos sérios. Não vou dizer se fiquei contente ou triste porque ia denunciar a minha inclinação no voto e isso nem a minha mãe sabe. O PS foi o partido que mais votação teve,por isso é um justo vencedor. É o que dá vivermos numa democracia. Ganha quem tem mais votos. Os portugueses acharam que devia ganhar o PS,paciência. Tiveram a oportunidade de mudar e não o fizeram. E pode-se falar em 1001 razões para tal ter acontecido mas que agora não interessam nada. Esperemos é que para bem do país,alguma coisa mude. Nem que seja o estado do tempo porque este calor não dá vontade nenhuma de trabalhar. Devíamos era ficar indignados com as péssimas qualidades das campanhas e da política em Portugal. Campanhas marcadas por ataques pessoais,notícias inventadas,acusações sem sentido. E das medidas ninguém fala. Seja que partido for. Os nossos políticos são bons para aparecerem no Gato Fedorento, para andarem a bailar nos comícios...mas para pensarem em medidas ficam muito preguiçosos. No Governo, as medidas são sempre as mesmas. Tanto seja um governo de PS como de PSD. Essa é que é a verdade. Quando estão no "poleiro" eles entendem-se muito bem. Vamos nós criar um partido e mudar o rumo deste país. Já não podemos andar por aí em caravelas, mas podemos sempre construir umas naves especiais...nao para viajarmos,mas para meter nelas toda aquela cambada da assembleia da republica e os mandar para bem longe. Os partidos,tal como estão hoje,são a maior forma de censura deste país. Porque se alguém quiser chegar à Assembleia tem de se juntar a um deles. E depois de se juntar a um deles,tem de se tornar numa "máquina partidária". Deixa-se de se poder dizer o que quiser,deixa-se de ser livre de dar a sua opinião caso ela seja contrária ao partido. Passamos a ter de defender aquilo que o partido defende,concordemos ou não. Se se discordar,é melhor dizer adeus ao sonho de lá chegar. E nós é que podemos alterar isto. E como o comentário está a ficar demasiado sério,passo a despedir-me, deixando os maiores cumprimentos a quem como eu desperdiçou belos momentos a ver o "Quando o telefone toca" só para deixar aqui um comentário. Cumprimentos à malta.

Anónimo disse...

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Legislativas 2009":

Custa-me ler um absurdo destes vindo de uma pessoa que considero ter uma cultura geral acima da média, com um sentido de justiça extraordinário e que admiro pela sua inteligência!
Quero acreditar que apoias a reeleição deste senhor por lapso...ou inocência!

bj

Victor