segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Sejamos um Todo

Meus amigos,

Este post será uma breve reflexão sobre a intempérie que se abateu sobre a Madeira este fim de semana.
Primeiro e acima de qualquer coisa do que aqui ficar escrito, agradecer a todas as pessoas, amigos e conhecidos, que ao terem conhecimento desta tragédia, preocuparam-se em saber do bem estar da minha família e amigos que se encontram na Madeira. 
Obrigada pela força e solidariedade que tem manifestado.
Posto isto, expressar que esta desgraça não bateu directamente à minha porta mas o meu coração e orações estão neste momento com todos aqueles que não tiveram a mesma sorte.
A verdade é que tudo isto que aconteceu arrasou-me completamente. Não só porque foi na Madeira, mas especialmente porque tocou de forma devastadora na minha cidade. 
Ver as imagens do meu Funchal naquele estado desolador, as dezenas de mortes e a enorme desvastação tem sido uma realidade dolorosa de ultrapassar.
Dizer-vos também, que neste momento a Madeira precisa da ajuda de Todos. O grau de destruição é de tal forma elevado que este Todo tem de representar o sentido mais amplo possível da palavra. 
Apesar da prontidão e boa vontade do Governo da República, Portugal sozinho não tem capacidade para fazer frente a esta calamidade. 
Ainda neste ponto, tenho ouvido críticas ao pedido do Presidente do Governo Regional para não se dramatizar para fora, o que para mim faz todo o sentido. 
A madeira vive do turismo e para o turismo, sendo a nossa maior fonte de subsistência. 
É claro que é preocupação de Alberto João Jardim devolver à Madeira e ao seu povo a normalidade o mais rápido possível, mas não pode deixar de se preocupar com uma eventual quebra do turismo na região. A longo prazo, uma realidade destas poderá originar problemas bem maiores e gravosos do que os actuais. 
Quero por fim terminar este post agradecendo a todas as pessoas que estão na medida das suas posses a enviar ajuda para socorrer os madeirenses.
Neste momento, não é altura para perder tempo a apontar o dedo a este ou aquele. Utilizem os mesmos mas para ajudar. 
Referir por último que acho vergonhoso aproveitar esta desgraça e fomentar "crelas" politicas. O exemplo do Primeiro Ministro e do Presidente do Governo Regional é o exemplo claro de solidariedade e união que neste momento é necessário por parte de todos. 

Até breve*

Sandra Silva

3 comentários:

Anónimo disse...

É isso mesmo Sandrinha!

A julgar por ti, e por outros exemplos que tenho visto nas noticias ao longo do dia, vocês são um povo forte e corajoso que não baixam as mãos!

Força Madeira!

Portugueses estão todos unidos na vossa dor e juntos reconstruiremos a essa ilha linda!

Beijinhos para todos vós

Daniela

André Torres disse...

Olá Sandra

É a primeira vez que visito o teu blogue, que encontrei numa busca google sobre a tragédia na Madeira.
comoveu-me a forma como escreveste sobre a tua terra. É um sentimento que tenho visto comum entre muitos madeirenses.
O vosso regionalismo é absolutamente admirável.
Tenho muitos amigos madeirenses e é patente em todos o grande orgulho que tem na vossa terra e que nós continentais infelizmente não temos tanto.
Já estive no "teu" Funchal, que neste momento se me permites, é também o meu Funchal, e o Funchal de todos os Portugueses!! Foi de facto uma grande tragédia, mas é como referes isto é uma realidade temporária, a Madeira e nomeadamente o Funchal vai erguer-se rapidamente por isso calma com as noticias que dão para o estrangeiro! A madeira é uma ilha pequena mas em muitos Países mais conhecida que o próprio País! Ouvi com isto que aconteceu, que existe uma comunidade da alemã que tem uma grande relação com a Madeira e que na sua cidade tem inclusive uma ponte (salvo erro) de nome Funchal! Vi outros Países como a França, a Inglaterra, a Venezuela todos solidários com aquele bocado de terra que muitas vezes nem aparece nos mapas mas que muita muita gente conhece e adora!
Por isso desculpa utilizar o teu blogue para isto, mas acho que não te vais importar! Que tal numa forma de ajudarmos a Madeira, irmos passar as féria de verão justamente naquele paraíso?
Sejamos nacionalistas e em vez de ir para o estrangeiro, este ano ir até ao Funchal???
Posso garantir que é um lugar com uma beleza extrema, muito bem organizado, o sentido cívico dos habitantes do Funchal é um exemplo para todos. E ao contrário do que muitos continentais pensam, a Madeira não é apenas um destino para os mais velhos, eu conheci a Madeira pela primeira vez tinha 21 anos e aquilo pelo menos no verão, é a la movida portuguesa!!!

Força Madeira!
Em Agosto estou por lá!

André Torres

Anónimo disse...

Acho que querias dizer intempérie e não intemperária.