Depois da vinculação das universidades portuguesas ao processo de Bolonha, aparece uma nova estupidez. Ao contrario da primeira, que considero ser a pior coisinha que os nossos governantes podiam-se ter lembrado, esta leva o galardão de estupidez do Século!
Recuso-me a escrever dessa "nova" maneira que é totalmente descabida e que só serve para matar o meu idioma.
Não sou adversa a mudanças, e como é evidente, estas acabam por acontecer também na nossa língua, de forma espontânea com o passar do tempo.
Todavia, esta é uma mudança imposta com uma vertente substancialmente económica, forçada por uma sociedade cada vez mais obcecada pela globalização, o que não me incomodaria, se não fosse à custa da cultura, do nosso passado e identidade.
Considero que a língua e a literatura de um povo, são a sua Historia, algo que nos caracteriza e individualiza enquanto País.
Revolta-me estarmos a nos tornar um povo que menospreza, um dos nossos maiores símbolos, que tanto orgulho e projecção internacional tem nos dado. Sendo a 3.º língua mais falada no mundo, depois do Espanhol e do Inglês.
Desconfio que a esta hora, Fernando Pessoa e outros grandes génios das letras nacionais, devem estar a dar voltas nos túmulos!
É impossível afirmar que não há com mais esta mudança, uma perda parcial da nossa identidade.
Li algures que Einstein teria dito que há duas coisas que são infinitas, o universo e a estupidez Humana...é caso para dizer, que existem verdades que são eternas!
sábado, 11 de outubro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
sabes que me fizeste rir :))
Estás coberta de razão. Estamos perto de perder a identidade, mas a frase com que terminas é de se lhe tirar o chapéu :))
"há duas coisas que são infinitas, o universo e a estupidez Humana...é caso para dizer, que existem verdades que são eternas!"
Subscrevo.
beijocas
Concordo plenamente.
E somos muitos, nós, os resistentes!
Beijos
tu acreditas q fui ao google e pus como pesquisa colecçaõ de livros e aparece-me será q quis dizer COLEÇÃO???????????? eu nem queria acreditar...estou indignadissima....mas q treta é esta de agora nos obrigarem a sermos brasileiros...dizem eles q é p nos aproximarmos e facilitar transações comerciais...uma tristeza...vendermos a nossa alma pq alguém se lembrou q n podemos ter empresas no Brasil s n alterarmos a grafia da lingua portuguesa...eu por mim vou continuar a escrever COLECÇÃO...recuso-me a q uns vendidos me obriguem a fazer o q eles querem...RECUSO-ME estão a ouvir....depois deste desabafo só me resta deixar um beeeeeeeeeeeeeeeijo enorme p ti;)
Enviar um comentário